quarta-feira, 6 de junho de 2012

Professores inovam no ensino de matemática

Para vencer medo da disciplina, docentes tentam trazê-la para o dia a dia dos alunos

O que a matemática tem a ver com Fernando Pessoa? "Tudo!", afirma Danielle Cavallo, de 16 anos. No ano passado, quando cursava o primeiro ano do Ensino médio, ela e a colega Karen Oliveira, da Escola Lourenço Castanho, redesenharam o famoso retrato do escritor português a partir de gráficos com retas, parábolas e curvas.
O resultado do trabalho, perfeito, mostrou que o software utilizado nas aulas ajudou ambas a entender as temidas funções de primeiro e segundo graus.
Exemplo de que o uso de ferramentas além da lousa e do giz ajuda os Alunos a ver sentido no que aprendem e pode ser muito útil para o Ensino da disciplina campeã de rejeição entre pequenos e adultos.
"Sempre tive dificuldade com matemática. E, se eu tivesse aprendido só no papel, teria sido monótono e muito difícil. Quando consegui desenhar o Fernando Pessoa, vi a aplicação prática daqueles números todos", conta Danielle.
Para facilitar a compreensão, vale usar imagens dos terremotos dos últimos dias na Itália para explicar logaritmos ou sair às ruas e usar os ângulos dos prédios para explicar trigonometria.
"A frase que mais ouço e mais me deixa feliz é: 'Ah, então é isso'", diz a Professora Janine Moura Campos, que executou o projeto com a colega Heloisa Hessel. "Conseguimos quebrar nove anos de resistência. A maioria desses Alunos não gostava da disciplina desde que entrou na Escola", acrescenta.
Janine refere-se à tradicional aversão do brasileiro à matemática. Um hábito cultural percebido já no primeiro ano do Ensino fundamental, afirma Juliana Cunha de Melo, Professora há 16 anos na cidade de Franca, interior de São Paulo.
"Percebo que o pai já avisa, antes de a criança ir para a Escola, que matemática vai ser um problema", diz Juliana. "Daí, o menino de 7 anos já chega decidido a não gostar. Como a didática dos Docentes não ajuda, logo isso se confirma."
Aversão. De fato, no Brasil, os Professores do 1.º ao 5.º ano são polivalentes, isto é, responsáveis pelo conteúdo de todas as disciplinas e, por isso, não têm uma formação específica. Entre eles, poucos estudaram exatas. Os demais, assim como a maioria da população, não gostam muito de matemática.
Juliana decidiu sair dessa estatística. Formada em Pedagogia e Professora dos primeiros anos do Ensino fundamental na Escola Municipal Prof. Hélio Paulino Pinto, ela viu que sua formação era insuficiente para ajudar os pequenos a entender os princípios básicos de matemática e resolveu aprender.
Juliana matriculou-se em cursos de formação oferecidos pela secretaria municipal de Educação, percebeu que aproximar o conteúdo do dia a dia dos Alunos era a melhor forma de ensinar e criou o projeto "Do porquinho ao leão; Para onde vai o meu tostão", que ganhou o prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação, no ano passado.
"Como havia muitas crianças com dificuldade nas quatro operações e eu sabia que eles tinham familiaridade com o dinheiro, trabalhei com base no sistema monetário. Foi fazendo cálculos de troco, mesada, descontos e impostos que eles aprenderam a subtrair, multiplicar e a dividir", explica Juliana.
Com crianças dessa idade, ensinar a fazer cálculos com base em situações que envolvem dinheiro tem resultado garantido. Na Escola Estadual Profa. Nair Hiroko Konno Hashimoto, que fica no bairro do Campo Limpo, em São Paulo, a sala de aula foi transformada em um minimercado. Os Alunos trouxeram embalagens vazias de casa, fizeram etiquetas de preço, confeccionaram cartazes com os descontos e passaram dias negociando os produtos.
"Além de facilitar o entendimento das operações, usamos as embalagens para outros fins: usamos os rótulos, por exemplo, para abordar a questão dos alimentos saudáveis; falamos também do escambo, contamos a história da alimentação", diz a Professora Solange Cabral.
Consequência. Todo o esforço é para que essas crianças cheguem à segunda etapa do Ensino fundamental ao menos com o domínio das operações, fato ainda raro no País.
"A maioria tem dificuldade de ler e interpretar textos simples. Não consegue nem entender os problemas, quanto mais resolvê-los", pondera Kelly Klein, Professora de matemática da Escola Estadual Prof. Odon Cavalcanti. A instituição fica na zona sul de São Paulo e tem 90% dos Alunos provenientes da comunidade de Heliópolis.
Para seduzir os adolescentes, ela criou um mural no corredor. Começou colocando problemas simples e foi incrementando. Hoje, no horário do intervalo, a concorrência é grande para montar peças geométricas e resolver desafios lógicos. Há até quem deixe bilhetinho encomendando algum desafio novo.
"Se há material sofisticado, ótimo. Se não, também dá. Só não podemos deixar esses adolescentes saírem inimigos da matemática. E o lúdico é a melhor forma de quebrar a resistência".
Sem mudança de atitude, nada mudará
Análise: Cacá Lima, coordenador de matemática da escola Lourenço Castanho.
Trabalho com a coordenação de Ensino de matemática desde 1987 e a experiência me mostrou que, se não houver uma mudança consciente de atitude no Professor, não conseguiremos mudar os números tristes que as avaliações mostram.
O Professor que em um ano Ensinou fração com determinada metodologia e percebeu que grande parte dos Alunos não aprendeu, precisa refletir sobre isso. Ele não pode simplesmente reproduzir sua forma de ensinar no ano seguinte, porque os resultados serão os mesmos.
É claro que há conceitos de matemática que equivalem à oração subordinada substantiva em português: complexos e que parecem não fazer muito sentido a não ser no uso do giz, da lousa e da saliva.
Mas, quando o Professor se dispõe a experimentar novas soluções, novas formas de Ensino, ousa apropriar-se de tecnologias ou de outras soluções criativas, ele consegue fisgar o Aluno. A dificuldade persiste porque a disciplina não é simples, mas surge uma disposição em aprender.
Um bom começo é olhar locais inusitados para se ensinar. Antigamente, visitava-se uma exposição para falar sobre conteúdo de arte ou de história. Quem imaginaria ser possível aprender matemática na rua? Mas é. No ano passado, quando havia uma exposição do holandês Escher, o "mestre do ilusionismo", levamos os Alunos para que, com base no que vissem, criassem padrões geométricos em um programa de computador.
Podemos ensinar geometria também na calçada. Um Aluno que aprendeu a gostar de matemática vai olhar para o chão e admirar as formas que constituem aquele mosaico. Definitivamente, não acreditamos só na aula expositiva.

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

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