domingo, 23 de setembro de 2012

Jovens recebem capacitação tecnológica no Ensino Médio

Projeto Brasil Mais TI oferece curso à distância com o apoio de faculdades e escolas em todo o País

Embora o Brasil venha se destacando na área tecnológica, como mostram a evolução das startups nacionais, em que pequenos pensadores se tornam grandes empreendedores, o país ainda enfrenta gargalos quando à formação de pessoas qualificadas em tecnologia da informação. No caso, as teorias encontram barreiras para serem levadas à prática. A preocupação com a má formação de quadros em tecnologia da informação levou o Governo Federal a lançar o projeto Brasil Mais TI, que tem como objetivo despertar talentos e a vocação para carreiras ligadas a TI.

O projeto, desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), vai funcionar com investimento de parceiros. A Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes (Band Tec) é uma das parceiras. A instituição vai fornecer Professores e laboratórios para os Alunos estudarem à distância. “O Aluno terá a opção de estudar em casa, no trabalho ou até mesmo nas nossas dependências”, diz o coordenador- geral da Band Tec, Maurício Pimentel.

Os cursos de linguagens de programação são gratuitos e compõem uma carga total de 320 horas e 260 horas sendo certificados pelo Ministério da Educação (MEC). Jovens a partir de 16 anos passarão por uma seleção de perfil profissional, conhecimentos teóricos e afinidades em tecnologia. No início serão mil vagas disponibilizadas. De acordo com Pimentel, os assuntos que os Alunos apresentam mais dificuldade são embasamento matemático e pensamento lógico. “O projeto consiste em buscar mão de obra antes de os futuros profissionais entrarem nas universidades”, diz. Este não é o primeiro projeto deste tipo. No mês passado, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação lançou, o TI Maior — Programa Estratégico de Software e Tecnologia da Informação, que terá investimento de R$ 500 milhões até 2015. A ação vai abordar desenvolvimento econômico e social, o posicionamento internacional, a inovação e o empreendedorismo, a produção científica e a tecnologia, inovação e competitividade. Elaborado com base em três pontos essenciais da formação profissional: conhecimento, capacitação e oportunidades -, o Brasil Mais TI está alinhado à missão educacional da instituição: formar os protagonistas das novas gerações de TI, com profissionais capacitados a construir o futuro para si mesmos, para suas empresas e para a humanidade.

“O projeto Brasil mais TI está totalmente alinhado aos nossos princípios e desejo de contribuir com o desenvolvimento do país. Por meio da parceria, possibilitaremos a esses jovens o acesso e uso das mesmas facilidades e recursos que os nossos Alunos”, afirma o coordenador-geral da Band Tec, que vai disponibilizar aos estudantes o horário noturno, das 19 às 23h, e se necessário, também os sábados no período da manhã. Professores farão plantão para dar apoio aos estudantes. Para mais informações sobre o projeto, basta entrar no site www.brasilmaisti.com.br, onde também podem ser feitas as inscrições. A expectativa é que cada Aluno leve três semanas para completar o curso. “Se o jovem dedicar quatro horas do seu dia aos estudos podemos esperar profissionais cada vez mais capacitados com o passar dos anos”, prevê Pimentel.

Fonte: Brasil Econômico (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário