segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ministro diz que Pnad é alerta sobre situação do Ensino Médio

Segundo a pesquisa, o número de jovens nessa etapa caiu nos últimos três anos

Os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), lançada nesta sexta-feira (21), mostram que o número de jovens de 15 a 17 anos matriculados no ensino médio caiu nos últimos três anos. Segundo a pesquisa, em 2009, 85,2% desse grupo estudava e em 2011 o percentual caiu para 83,7%.
Para o ministro da educação, Aloizio Mercadante, esses dados fazem um alerta sobre o ensino médio.
— A Pnad só reforça a preocupação sobre esse setor que foi revelada no Censo. O ensino médio tem uma queda concentrada na região Sudeste e precisamos entender o que está acontecendo em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Precisamos sentar com os governos estaduais e detalhar esses dados.
Segundo Mercadante, que falou sobre a Pnad durante o lançamento de uma parceira com a Febraban, nesta sexta-feira (21), uma das primeiras preocupações com relação aos adolescentes é a gravidez entre meninas de 15 a 17 anos.
— Temos cerca de 300 mil meninas que estão grávidas nessa faixa etária. Precisamos fazer um trabalho massivo de conscientização nas escolas. Isso prejudica os estudos.
Outra medida prevista pelo MEC (Ministério da Educação) é reformular o conteúdo do ensino médio, agrupando as 13 disciplinas em grupos temáticos como é feito com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
— O mercado de trabalho está muito aquecido e não nos interessa que o jovem entre nele sem a formação. Ele precisa ter ensino técnico vinculado à escola, para ver a relação direta entre o estudo e a vantagem para trabalhar.
Mercadante diz que em outubro o MEC vai se reunir com secretários de educação de todo o País para reformular o currículo.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário