sábado, 18 de agosto de 2012

Estudantes promovem protesto por conta de carência de professores em escola pública

Os estudantes cobraram providências para o problema da falta de docentes na frente da 11ª Diretoria Regional de Educação (Dired), na cidade do Assú

A escassez de Docentes foi o principal motivo de manifestação pacífica de protesto feita na manhã da última quarta-feira, dia 15, por um grupo de Alunos da Escola Estadual Alcides Wanderley, no município de Carnaubais.
O ato público foi realizado na cidade do Assú, mais precisamente defronte à 11ª Diretoria Regional de Educação (Dired). Os estudantes cobraram providências para o problema da falta de Professores.
A estudante Isabel Cristina de Souza Santiago relatou que há mais de um ano e seis meses que o estabelecimento Escolar enfrenta a carência de Docentes. "A gente tem ido para a Escola assistir a uma ou duas aulas, no máximo", declarou.
"Prova, a gente só fez de Física, Química e Matemática, e o resto [das disciplinas] não fez porque não tinha Professor", acrescentou, indignada. Ela disse que o ato mereceu inclusive o aval da direção da Escola estadual.
Isabel Cristina disse que, além de expor o problema à chefia da 11ª Dired, os estudantes entregariam documento expondo o caso à representação do Ministério Público Estadual (MPE) da comarca também em Assú, cobrando providências diante do que consideram omissão.
"Queremos mostrar a Rosalba [Ciarlini, governadora] que a gente pode [lutar por direitos da categoria] e não iremos ficar de braços cruzados esperando por ela", exclamou.
A atitude dos manifestantes de Carnaubais mereceu a solidariedade de alguns pais. Júnior Antônio da Silva, pai de Aluno e membro do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), aplaudiu o gesto de cidadania dos estudantes.
"Eu acho justo [o manifesto] porque isso [a falta de Professores] é um completo descaso da governadora", declarou. "Isso é uma vergonha para uma governadora que disse que ia se encarregar muito na parte de Educação", disparou. Diretora da Dired trata reivindicação como legítima
Titular da 11ª Dired, a Professora Francisca Livanete Barreto Ferreira reconheceu como legítima a reivindicação levantada pelos estudantes.
"Os Alunos estão lutando por um direito", admitiu. "Realmente, é preciso que os Professores cheguem à Escola", completou. Porém, ela se disse surpresa pelo fato de o diretor do núcleo Escolar, Professor Nicolau Cavalcante, omitir a informação ao alunado de que no dia de ontem, quinta-feira, o problema já estaria resolvido.
Providências
"Estamos encaminhando amanhã [ontem] os Professores concursados e que foram convocados para trabalhar na Escola Alcides Wanderley", disse Livanete Barreto. Registrou ainda que a demanda reclamada pelos Alunos é diferente da que foi apresentada oficialmente pelo diretor da unidade de Ensino.
"Trabalhamos diante da demanda que ele [o diretor] apresentou por meio de ofício que temos em mão", disse. "Não vou atender como está sendo colocado pelos estudantes (...) essa outra situação, porque ela não é verdadeira", pontuou.

Fonte: O Mossoroense (RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário