sábado, 18 de agosto de 2012

Rede pública de ensino local não atinge meta estabelecida pelo MEC

No ano passado, os estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de ensino alcançaram 4,5 pontos, quando a meta brasileira era de 4,6 pontos

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou na última terça-feira, 14, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação básica (Ideb) referentes ao ano de 2011. De acordo com os números, Mossoró não conseguiu atingir a meta nacional estabelecida pelo Governo Federal.
No ano passado, os estudantes do Ensino fundamental da rede pública de Ensino alcançaram 4,5 pontos, quando a meta brasileira era de 4,6 pontos, sendo que o Brasil superou essa meta, atingindo 5,0.
"Precisamos avançar mais, e isso só é possível se forem feitos investimentos na Educação, através da formação e qualificação dos Professores, contratação de novos profissionais", destaca o coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), Rômulo Arnaud.
O Ideb, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), leva em consideração dois fatores que interferem na qualidade da Educação: rendimento Escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil. Dessa forma, para que o Ideb de uma Escola ou rede cresça é preciso que o Aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
Segundo Rômulo Arnaud, apesar do leve avanço constatado na rede pública de Ensino, em relação ao resultado do Ideb em 2009, quando a cidade registrou 4,1 pontos, ainda há muito a ser feito para que a Educação oferecida em Mossoró atinja um patamar satisfatório de qualidade.
"Houve avanços na rede municipal, por exemplo, mas o problema ainda é muito grave. Para se ter uma ideia, nos últimos 10 anos tivemos 11 secretários de Educação no Estado. Não existe continuidade das políticas públicas, há muita desorganização", conta o coordenador regional.
Rômulo Arnaud destaca também que nas séries do Ensino médio o resultado é ainda mais desanimador. "Existe uma estagnação nesse sentido. Não crescemos nada, e isso se deve a uma série de fatores, como o fato de ainda faltar Professores em sala de aula. Estamos no segundo semestre do ano e há turmas com déficit de quatro, cinco Docentes", conclui.

Fonte: O Mossoroense (RN)
http://www.todospelaeducacao.org.br

 

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