sábado, 18 de agosto de 2012

Notas em português e matemática pioram

Alunos do ensino médio tiveram queda no desempenho

A nota dos alunos do ensino médio na Prova Brasil/Saeb 2011 caiu tanto na rede pública quanto na particular em relação à última edição das provas, em 2009. O Saeb avalia o desempenho dos alunos em Matemática e em Língua Portuguesa e é usado para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última segunda-feira.

A média das provas caiu, na rede estadual, de 4,65 para 4,38. Já na rede particular, saiu de 6,07 para 5,95. Em todo o Brasil, também houve queda no desempenho da rede estadual, que apresentou média de 4,32 em 2011.

Membro do comitê técnico do Movimento Todos Pela Educação, Ruben Klein explica que estamos longe das metas estabelecidas pela ONG até 2022. "O Todos Pela Educação prevê 70% dos alunos nessa etapa com nota acima de 300 pontos em Português e acima de 350 em Matemática", diz. No Estado, as notas foram: 258,43 em Língua Portuguesa, e 271,96 em Matemática, na rede estadual. Já na rede particular, chegaram a 304,31 e 334,64. 

Amostragem
O secretário estadual de Educação, Klinger Barbosa, explica que a avaliação é feita por amostragem, o que prejudica o resultado. "Das 52 escolas que participaram da amostra, 51 tiveram desempenho abaixo do básico ou básico no Paebes (Programa Estadual de Avaliação). Temos desafios a enfrentar, mas devemos levar isso em conta, diz.

Em entrevista publicada ontem, o membro do Conselho Consultivo do Sindicato dos Estabelecimento Particulares de Ensino do Estado (Sinepe), Antônio Eugênio Cunha, reconheceu "estagnação" no desempenho da rede, mas disse que as notas são superiores às das outras redes.
Escola alcança melhores médias com equipe forte e bons projetos
O Ministério da Educação também divulgou a nota de todas escolas de ensino fundamental do Estado na Prova Brasil/Saeb. Nessa etapa, as quedas ocorreram apenas em algumas disciplinas, e não em toda a etapa, como no ensino médio.

O melhor desempenho nas séries iniciais (1ª a 4ª série) foi da Escola Lourdes Scardini, de Nova Venécia, Região Norte. Ela alcançou uma média de 7,69 na prova e obteve a maior nota em Língua Portuguesa no Estado. Foram 249,50 pontos. "Estamos muito felizes com a nota e vamos comemorar", disse a diretora da unidade, Ivany Lopes Galvão.

Na Grande Vitória, a Escola Ricardina Stamato da Fonseca, de Vila Velha, aparece com o terceiro melhor desempenho nas séries iniciais, com média de 7,31. "Temos uma equipe forte e sempre preocupada com a participação da família. Também desenvolvemos projetos que despertam o interesse da criança, como o de reciclagem de lixo", diz a diretora da unidade, Adriana Bertulani.

Nas séries finais (5ª a 8ª série), o melhor desempenho foi da Escola Experimental de Vitória, com 6,5 de média na Prova Brasil. A unidade também teve o melhor desempenho do Estado no Ideb.

Fonte: A Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário