quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Prepare-se para o Enem

Exame Nacional do Ensino Médio está a cada dia mais perto, forçando estudantes a intensificar rotina de estudos

A menos de três meses para o início da maratona de provas do Exame Nacional do Ensino médio (Enem), o friozinho na barriga já começa a mostrar nos concluintes do Ensino médio os primeiros sinais de ansiedade. O dia já não é tão longo, as matérias parecem se multiplicar e o tempo não espera por ninguém. Para ganhar fôlego, o estudante começa a viver um verdadeiro corre-corre, se debruça nos exercícios, ler e reler livros e, às vezes, emenda o dia com a noite. Afinal, o Enem deste ano aumenta as possibilidades de ingresso no Ensino superior para o Aluno potiguar porque, além de ser a porta de entrada para várias instituições públicas e particulares, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está destinando 50% das vagas para o exame.
Apesar da correria, saber dosar toda a ansiedade com estratégias de estudo, uma boa alimentação, equilíbrio psicológico e tempo para o lazer e diversão é a fórmula para o sucesso dessa que é uma das mais importantes empreitadas na vida do estudante. Pensando assim, O Poti/Diário de Natal ouviu Educadores de Escolas bem situadas no último Enem e psicólogos que deram dicas importantes para ajudar em um bom aproveitamento nas provas. Também montamos um infográfico onde apresentamos a Operação Enem com todas as informações necessárias de como estudar nessa reta final de preparação, atividades físicas, horários de estudo, de revisão, descanso e alimentação, além de apostas dos temas mais cobrados na redação.
Para a psicóloga Escolar do Complexo de Ensino Noilde Ramalho (ED/HC), Thaís Sousa de Azevedo, a angústia pré-exame é comum, mas não deve abalar o fera nesta reta final. "Na verdade, a ansiedade acaba chegando mais cedo, mas ainda dá tempo de relembrar tudo o que foi estudado". As provas do Enem acontecem nos dias 3 e 4 de outubro, em todo o país. O momento, agora, é de revisar temas dados como certos pelos Professores e dar sempre um paradinha para descanso e lazer, dependendo dos limites de cada um. 
Este ano, ThaísAzevedo disse está acontecendo um fato novo: a ansiedade não é um privilégio apenas dos Alunos do pré-vestibular, mas os do 2º ano já começam a vislumbrar o Enem seguinte diante da possibilidade da seleção do próximo ano vir a ser 100% pelo Enem. "Com isso melhora o amadurecimento das turmas do 2º ano que estão levando mais a sério o sistema de avaliação e sem receio do novo. Por outro lado, os próprios colégios estão procurando adequar o sistema de avaliação ao modelo do Enem como forma de já ir preparando o Aluno das séries iniciais do Ensino médio", diz ela. 
Uma preocupação da psicóloga é com relação ao comportamento do Aluno diante da prova de redação que normalmente provoca nervosismo e insegurança. Por isso, ela recomenda que, muito mais do que focar no tema, o Aluno procure conhecer as competências que serão cobradas na redação e estão publicadas no site do Enem e no próprio edital do exame.

Fonte: Diário de Natal (RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário