sexta-feira, 19 de julho de 2013

PROFESSORES ENCONTRAM NAS VÍDEO-AULAS NOVA FORMA DE DIVULGAR CONHECIMENTO

Elas são gratuitas e acessíveis a quem tiver um computador com internet

As vídeo-aulas se tornaram sucesso na internet. Juntos, nossos três entrevistados recebem dois milhões, quatrocentos e cinquenta mil visualizações por mês. A plataforma digital gera renda extra aos docentes e auxilia estudantes de todas as idades. O R7 procurou os donos do Biologia Total (vídeo-aulas de biologia), Vestibulândia (matemática e química) e Física Total (física) que contaram suas histórias.

O professor de biologia Paulo Jubilut começou a gravar as vídeo-aulas do Biologia Total quando pensava em deixar a profissão.

— Depois que fui demitido de uma grande escola em Curitiba decidi que não daria mais aula. Mas o que fazer com os doze anos de estudo? Resolvi colocar minhas aulas no YouTube. Para deixar um legado, por menor que fosse. As aulas começaram a fazer sucesso e então resolvi investir nelas, deixando de lado a ideia inicial que tinha sobre mudar de profissão.

Já Cesar Medeiros, da página Vestibulândia buscava desde os anos 2000 uma forma de disseminar o conhecimento acumulado em anos de estudo. Ele conta que a ideia inicial de um site não deu certo, por conta de falta de recursos para manutenção.

Naquela época nem mesmo o youtube existia. Com o passar do tempo e avanço de novas plataformas online as vídeo-aulas tornaram-se nova opção para concretizar o sonho.

— O que me motiva a continuar com o trabalho é a ideia de acabar com as desigualdades sociais no País. Acredito que permitir um acesso mais justo à educação ameniza tais diferenças.

Ivys Urquiza Galvão, por sua vez, reconheceu a necessidade de fontes online pelas perguntas dos alunos. Em 2009, ele começou a divulgar materiais via e-mail para que os estudantes entendessem as mudanças no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) relacionadas a disciplina de física.

— Com a crescente procura pelos materiais que preparava, inclusive questões, resolvi criar o blog Física para o Novo Enem (www.tioivys.blogspot.com.br ), que em pouco mais de um ano já era primeira referência no Google.

Os três entrevistados contam atualmente com a ajuda de outras pessoas para manter as páginas na internet. O Biologia Total tem como público principal alunos do ensino médio, que se preparam para o vestibular, mas também recebe acessos de alguns alunos do ensino fundamental e até superior. Já o Física Total recebe acessos de pessoas entre 15 e 20 ano. O professor do Vestibulândia afirma que existe um empate técnico em seu público: 20,9% da audiência possui entre 13 e 17 anos e 20,7% entre 45 a 54 anos.

As páginas Biologia Total, Física Total e Vestibulândia recebem, respetivamente, cerca de 900 mil, 50 mil e um milhão e meio de acessos mensais.

Fonte: R7
http://www.todospelaeducacao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário