segunda-feira, 29 de julho de 2013

SOBRA ACESSO À INTERNET E FALTA INFORMAÇÃO

Maioria das crianças acessa internet no ambiente escolar, mas só metade dos professores orienta

A internet está cada vez mais presente no cotidiano de meninos e meninas entre 9 e 16 anos. É o que revela a pesquisa TIC Kids Online Brasil, divulgada recentemente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

No total, foram realizadas 1.580 entrevistas com crianças e adolescentes de 9 a 16 anos usuários de internet e o mesmo número de pais ou responsáveis. A pesquisa mostra também que a maioria acessa a internet da Escola e usa a web para trabalhos Escolares. Em contrapartida, no entanto, quase metade dos Professores não orienta os Alunos sobre o uso da internet.

Os resultados da pesquisa revelam que 47% dos adolescentes usam a internet todos os dias ou quase todos os dias a partir da Escola (42%), do domicílio (40%), da lanhouse (35%) e do celular (18%). Entre as atividades mais realizadas na internet, as mais mencionadas são: fazer trabalho Escolar (82%), visitar perfil em rede social (68%) e assistir a vídeos (66%).

No Brasil, o uso da Internet para trabalho Escolar, o mais referido, é, contudo, uma prá- tica esporádica: 49% realizam-na uma ou duas vezes por semana, e 38%, uma ou duas vezes por mês. No outro extremo, as redes sociais e a troca de mensagens são práticas di- árias para mais de metade dos respondentes (53%). Mais de um terço menciona usos da Internet associados a jogos, música e comunicação (postar mensagens, enviar correio eletrônico).

A procura do contato e o recurso à rede como meio de consumo são assim as práticas mais frequentes entre crianças e adolescentes brasileiros, e as atividades relacionadas com aprendizagens Escolares aparecem em posição secundária, numa separação de esferas. No Brasil, o uso frequente está em 47%. Enquanto 66% das classes AB acessam todos os dias ou quase, isso acontece em menos da metade da classe C (45%), e em apenas 17% das classes DE. Destas, perto de um terço (31%) declara acessar uma ou duas vezes por mês, ou menos do que isso.

A pesquisa também quis saber da criança ou do adolescente se o Professor já deu orientação sobre o uso da Internet: 51% disseram que sim, que o Professor explicou por que alguns sites são bons e outros ruins; 46% identificaram que o Professor conversou diretamente sobre o que ele(a) faz na Internet; 44% disseram que o Professor sugeriu formas de usar a Internet com segurança; 10% apontaram que tiveram ajuda do Professor quando alguma coisa o(a) estava chateando ou incomodando.

De certa maneira, pouco mais da metade (51%) das crianças e jovens percebem que estão tendo algum tipo de orientação e/ou ajuda de seus Professores, o que pode ser uma boa noticia. Por outro lado, quase a metade não apontou nenhuma participação do Professor em questões dessa natureza.



Pais estão tranquilos demais
Questionados se consideram que seus filhos utilizam a Internet com segurança, 71 disseram dos pais que sim, consideram que seus filhos usam com segurança, enquanto 30% consideram que não (22%), ou não sabem (8%). Se a grande maioria dos pais não está alarmada, mas confiante sobre a segurança dos filhos na Internet, percebe-se que o fato de 30% acreditarem que não sabem, ou que os filhos não estão em segurança, é um problema que merece atenção especial dos pais e Educadores e abre brechas para problemas.

Fonte: Jornal Bem Paraná (PR)

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