sábado, 23 de julho de 2011

EDUCAÇÃO EM FOCO - OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA "ESCREVENDO O FUTURO"

28/07/2010 ( http://profjfilhojp.zip.netl/)

SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ADEREM A OLÍMPIADA

Uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da  leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.

A Olimpíada foi fundamentada na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do Programa Escrevendo o Futuro que, de 2002 a 2007, desenvolveu ações de formação continuada para professores do 5º e 6º anos (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental da rede pública, a fim de orientar a 
produção de textos dos alunos.
Em 2008, o Escrevendo o Futuro se tornou a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, e em 2010, poderão participar do programa professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
       Para participar da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação devem fazer a adesão para que os professores de suas redes de ensino possam se inscrever. Foi isso que fez as Secretarias Municipais de Educação dos municípios de São Bento/PB e Jardim de Piranhas/RN.
Todas as escolas públicas receberão a Coleção da Olimpíada, enviada pelo Ministério da Educação. Com o material em mãos, os professores deverão desenvolver, em sala de aula, as oficinas propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário