domingo, 24 de julho de 2011

ESCOLA DR. JARQUES - 1ª FEIRA DE CIÊNCIAS

28/11/2010 ( http://profjfilhojp.zip.net/)

A EVULOÇÃO DOS NÚMEROS

OS ALGARISMOS INDO-ARÁBICOS

O stand 3 da "Evolução dos Números" traz a exposição sobre o "Sitema de Numeração Indo-Arábico. Este é o sistema de numeração que usamos hoje
chamado Sitema de Numeração Indo-Arábico ou Sitema de Numeração Decimal, foi criado pelos hindus há proximadamente 1500 anos.

O primeiro registro que temos de um número nesse sistema é uma data (346) escrita em um prato do ano 595.
Nas relações com os hinuds, os árabes tiveram acesso ao sistema de numeração decimal e o adotaram a partir do século VII, que era muito prático e facilitava os cálculos.

Os árabes povoaram o norte da África e uma parte da pinínsula Ibérica(atuais Espanhae Portugal), introduzindo, divulgando e aperfeiçoando os símbolos huindus nessa região, que originaram o que hoje conhecemos como símbolos indo-arábicos:1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0.

Por isso, o sistema de numeração criado pleos hindus e divulgado pelo árabes passou a ser conhecido como sistema de numeração indo-arábico.
Foi Mohammed Ibn MUssa al-Khowarizmi - matemático, astrônimo e geógrafo árabe do século IX(viveu de 780 a 850, aproximadamente) - um dos responsáveis pela divulgação do sistema de numeração indo-arábico naEuropa.

Os símbolos utilizados nesse sistema de numeração passaram a se chamar algarismos, devido a esse matemático.
A civilização hindu desenvolveu-se na região onde hoje encontram-se a Índia e o Paquistão.


Hindu - 300 anos a.C.

Os símbolos indo-arábicos sofreram várias transformações, antes de adquirirem a aparência que eles conservam até hoje.
Como os livros eram escritos à mão, a forma dos algarismos sofriam várias alterações. Isso começou a mudar a partir de 1440, quando Gutemberg inventou a imprensa, permitindo que a escrita dos números fossem fixadas.

A influência da imprensa foi tão importante que os símbolos atuais têm em sua essência a mesma aparência dos símbolos que eram usados no século XV.
Sabe-se hoje que, na Europa, houve uma forte resistência à utilização desses símbolos. Essa resistênia só foi vencida depois que o comércio europeu se expandiu de tal forma que se tornou imprescindível a adoção de um sistema de numeração que facilitasse os cálculos.
Acompanhe: 
Hindu - 300 anos a.C

Hindu antigo:

Hindu - 500 anos d.C


Indiano - século VI

 Árabes - 900 d.C




 





No continente Europeu, temos:




Fotos da exposição:

Nenhum comentário:

Postar um comentário