domingo, 24 de julho de 2011

ESCOLA DR. JARQUES - 1ª FEIRA DE CIÊNCIAS

28/11/2010 ( http://profjfilhojp.zip.net/)

MATEMÁTICA - A EVOLUÇÃO DOS NÚMEROS

A Escola Municipal da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Dr. Jarques Lício da Silva, sob a direção do professor Bernardino Carreiro e equipe pedagógica, supervisores, Lidiane Quirino e Erivaldo Carneiro, promoveu nos dia 23 e 24 de novembro sua 1ª Feira de Ciências, com o tema "As invenções que mudaram a história da humanidade".

O professor Joao Filho, da disciplina de Matemática, juntamente com um grupo de 35 alunos, divididos em quatro equipes, formadas por alunos dos 8º Anos "B e C" e 9º Anos "A e B", do turno matutino, levaram aos visitantes da 1ª Feira de Ciências o subtema "A Evolução dos Números".

Fotos:
Prof Joao Filho com sua equipe - definindo as tarefas de trabalho
Após pesquisarem sobre a Evolução dos Números, as equipes dividiram as apresentações para a feira em 4 (quatro) stands, cada um assim definido:
1º stand - O Início do Processo de contagem
2º stand - As civilizações e suas representaçõe numéricas
3º stand - Os algarismo indo-arábicos
4º stand - As curiosidades Matemáticas

Os stands de Matemática que contavam a história  da "Evolução dos Números", segundo os livros de registros de visitantes, receberam mais de mil visitas durante os dois dias de exposição.
Como o homem aprendeu a contar, foi o foco principal da exposição do 1º stand.

Os alunos constataram que pesquisas arqueológicas mostram que, no período compreendido entre 30000 e 20000 antes de Cristo, o homem contava fazendo marcas em pedaço de osso ou de madeira encontrados (a maior parte na Europa), com uma ou várias séries de entalhes regularmente espaçados. Dentre esses, há um osso de filhote  de lobo que media aproximadamente 18 centímetros de comprimento com 55 entalhes divididos em duas séries de grupos de cinco, que representavam provavelmente, a quantidade de animais abatidos por um caçador da pré-história, na sua luta pela sobrevivência. Descoberto em 1937, na Tchecoslováquia, em meio a sedimentos datados de quase trinta mil anos, esse osso constitui um dos mais antigos documentos aritméticos de que dispomos.

homem primitivo  - osso encontrado com vários entalhes 
Como não conheciam símbolos para representar os números, recorria ao artifício da correspondência uma um para contar, usando para isso:
* formação de pequenos montes de pedras, de contas etc;
* cordas com nós;
* gravetos;
* lascas de pedras;
* os dedos das mãos;
* o entalhe no osso ou na madeira

Ainda hoje, são encontrados vestígios dessa primitiva forma de identificar quantidades em tribos de povos da África, da Austrália e do Brasil. Também registros foram encontrados nos povos incas, na América do Sul, e os maias e os astecas, na América Central e no México, contavam fazendo nós em cordões ou em fibras vegetais

Com o passar do tempo, o homem sentiu necessidade de fazer desenhos e símbolos para re­gistrar quantidades(gravuras em cavernas).
Os talhes nas barras de madeira, que eram usados para marcar quantidades, continuaram a ser usados até o século XVIII na Inglaterra. A palavra talhe significa corte.

Fotos:


Talhes em ossos e madeira, nós em cordas e pedras são usadas para contar

 Visitantes atentos as explicações dos alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário