sábado, 23 de julho de 2011

ESCOLA DR. JARQUES LÚCIO - OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - "ESCREVENDO O FUTURO"

28/07/2010 ( http://profjfilhojp.zip.net/)


O LUGAR ONDE VIVO- MOSTRA DE ANTIGUIDADES

Sob a coordenação da professora de Língua Portuguesa, Maria das Graças Nobre, da Escola Municipal Dr. Jarques Lúcio da Silva, que está participando da Olimpíada, realizou hoje, dia 29 de julho, uma Mostra intitulada “Antiguidades”.     Esta Mostra, foi resultado do trabalho que a professora, Gracinha Nobre, como é conhecida, desenvolveu com alunos do 8º e 9º anos do turno matutino.
O tema abordado pela professora e seus alunos foi “O Lugar Onde Vivo”, uma vez que na Olimpíada, são trabalhados diferentes categorias de acordo com o ano de ensino: 5º e 6º anos – Poema; 7º e 8º anos – Memórias Literárias e 9º anos – Crônica.
Durante o desenvolvimento das atividades, os alunos tiveram a oportunidade de sair em campo e realizar várias entrevistas com pessoas da comunidade afim de conseguir material para a produção dos textos.  
        Uma proposta da Olimpíada é a realização de uma exposição de objetos diversos, utilizados pelos moradores do lugar, uma vez que os mesmos ajudam a recuperar lembranças do passado. Aproveitando essas visitas, os alunos conseguiram adquirir vários objetos e fotografias, para serem expostos nessa Mostra, realizada no dia de hoje.
Na Mostra os objetos foram organizados em grupos:
·       Moedas e dinheiro
·       Utilidades domésticas
·       Utensílios diversos
·       Documentos e cartas
·       Objetos de devoção
·       Fotografias
·       Peças de roupas

Alunos do 8º e 9º anos fizeram a abertura da Mostra, onde enfatizaram a importância das atividades realizadas pelos mesmos para  a sua formação como cidadãos. Em seguida passaram a fazer uma explanação sobre os diversos grupos de objetos expostos na Mostra.
Objetos raros pertencentes a comunidade local, puderam ser vistos. Uma rede de dormir com mais de 50 anos e um oratório  com 100 anos, eram alguns dos objetos em exposição para os visitantes.

Veja algumas fotos da Mostra:

ALUNOS DOS 8º ANOS APRESENTAM OS OBJETOS DA MOSTRA
PROFESSORA GRACINHA NOBRE FALANDO SOBRE A MOSTRA


       RELÍQUIAS DESCOBERTAS PELOS ALUNOS
PROFESSORES PRESTIGIAM A MOSTRA "ANTIGUIDADE"
ESTUDANTES LOTAM AS GALERIAS DA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário