domingo, 24 de julho de 2011

ESCOLA MONSENHOR - ELEMENTOS QUÍMICOS

24/04/2011 http://profjfilhojp.zip.net/)

FISSÃO NUCLEAR - O ÁTOMO

Com a ampliação dos conhecimentos científicos e o desenvolvimento de novas tecno­logias, podemos observar grandes influências da ciência na sociedade em que vivemos.

Essa influência pode ocorrer devido a novas descobertas que trazem benefícios e melhorias nas condições de vida do ser humano. Uma dessas descobertas, a noção do átomo, e a produção de energia nuclear foi concretizada na ciência durante o século XX. 




Vivendo o momento atual que passa o Japão, assolado por um dos maiores terremotos da história da humanidade e consequentemente o acidente nuclear da usina de Fukushima, os alunos do 9º Ano C, do turno vespertino, da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, em seus estudos sobre o átomo, puderam compreender melhor através de atividades de pesquisa o que é a Energia Nuclear.

Inicialmente viram a composição atômica de um átomo que é constituído por elétrons, prótons e nêutrons e seus descobridores:

· Joseph John Thomson: físico inglês, que em 1897, através de experimentos com descargas elétricas, descobriu a existên­cia da partícula subatômica: o elétron.

· Ernest Rutherford: físico neozelandês, que com seus experimentos, o le­varam a descobrir o núcleo atômico, e a existência de outra partícula subatômica: o próton.

· James Chadwick: outro físico inglês, que em 1932, descobriu, por meio de seus experimentos, a existência de outra partícula subatômica: o nêutron.

· Otto Hahn, Fritz Strassmann e Lise Meitner: químicos alemães (1902-1980) e a física austríaca, em seus experimentos relacionados ao comportamento do átomo, demonstra­ram, em 1938, que o núcleo de um elemento químico chama­do urânio podia ser dividido em dois com o impacto de um nêutron.


Com a fissão do núcleo atômico de certos elementos químicos, percebeu-se que durante esse processo era liberada uma grande quantidade de energia. Essa energia liberada, conhecida como energia nuclear é atualmente utilizada na geração de energia elétrica nas usinas termonucleares em vários países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário