LUZ QUE REPRODUZ
Não faz muito tempo que a Escola Municipal Dr. Jarques Lúcio da Silva, teve a oportunidade de oferecer aos seus professores e alunos um recurso bastante utilizado em sala de aula em sala de aula, auditórios e salas de conferências de negócios. Vantagens: substituia com eficiência o quadro-negro, e que Atualmente seu uso tem diminuído em virtude da crescente utilização de projetores multimídias, que permitem conexão com computador ou dispositivo de vídeo: O RETROPROJETOR.
Visitando seu arquivo pessoal de fotos, o professor da disciplina de Matemática João Filho, teve a oportunidade de fazer uso desse recurso audio visual em algumas de suas aulas.
As transparências leves e de fácil transporte, sua operação relativamente simples,embora deva obedecer a alguns princípios básicos:
* O apresentador deve ficar voltado para a platéia.
* A sala pode ficar inteiramente iluminada, não havendo necessidade de se apagarem as luzes.
* O texto deve ser parcialmente coberto, sendo desvendado à medida que vai sendo feita a exposição.Partes do texto ou de figuras podem ser apontadas diretamente na transparência,com emprego de um objeto como um lápis, sem necessidade de se olhar para a tela de exposição.
Trata-se de recurso indicado especialmente para apresentação e discussão de textos mais extensos, impróprios para apresentação em Power Point.
Este recurso audivisual foi utilizado com o próposito de explicar o contéudo Tabelas de Frequencia para turmas de 9° ano. Após a exposição através do uso do retroprojetor os alunos foram orientados sobre como construir um gráfico de colunas fazendo uso de uma tabela de frequencia produzida pelos mesmos.
![]() |
Equipes de alunos levantam dados sobre seus colegas - produção da tabela de frequência |
![]() |
Após levantamentos de dados - alunos começam a produzir suas tabelas de frequência |
![]() |
Professor João Filho orienta alunos sobre a produção de gráficos de colunas usando papel quadriculado |
Nenhum comentário:
Postar um comentário