domingo, 24 de julho de 2011

ESCOLA MONSENHOR - EXCURSÃO DE CAMPO

20/11/2010(http://profjfilhojp.zip.net/)

PROJETO: ROCHAS SEDIMENTARES
VISITA A SÍTIO ARQUEOLÓGICO

ALUNOS E PROFESSORES - SAÍDA DE JARDIM DE PIRANHAS E CHEGADA AO LAJEDO

Com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pelo tema “Rochas e Minerais”, a Escola Municipal Monsenhor Walfredo, sob a direção da pedagoga Francisca Aparecida e, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretária Maria Soares, realizaram no último sábado, dia 20 de novembro, uma excursão de campo ao Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade, na cidade do Apodi/RN.

Essa excursão de campo foi resultado do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar realizado pelos professores das disciplinas de Ciências (João Filho), Geografia (Genival) e História (Maria Alves). O Projeto interdisciplinar “ROCHAS SEDIMENTARES – CALCÁRIO NO LAJEDO DE SOLEDADE”, sob a coordenação do professor João Filho, foi desenvolvimento com a turma do 6º Ano “J”, turno noturno, a partir da apresentação e do desenvolvimento do conteúdo “Rochas e Minerais”. Este tema, proporcionou uma conexão didático-pedagógico entre as três disciplinas e, assim foi possível a realização do projeto com a culminância da excursão ao Sítio Arqueológico.

O Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade foi escolhido para a excursão de campo, uma vez, que naquela região, existe uma grande formação rochosa de calcário, um tipo de rocha sedimentar muito explorada em nossa região tanto comercialmente como, em forma de turismo e também pelo fato de no sítio, apresentar vestígios de fósseis, formação de cavernas e inscrições de gravuras rupestres, além de contar com um museu, onde pode ser visto, um rico acervo, contando através de utensílios domésticos, fósseis de animais pré-histórico, a formação e cultura dos povos antigos que ali habitaram há milhares de anos.

Ao final da excursão, os alunos irão produzir um relato em estilo narrativo/descritivo sobre a excursão, seguindo um roteiro preparado pelos professores.

INÍCIO DA TRILHA - GUIA EXPLICA SOBRE AS GRAVURAS RUPESTRES - PRIMEIRO PAINEL 



GRAVURAS RUPESTRES PRESENTES NESTE PRIMEIRO PAINEL

Final da 1ª trilha - abertura com menos de 80cm de diâmetro dar acesso a parte alta do Lajedo
Pequena abertura na rocha faz alguns visitantes desistirem de concluir a 1ª trilha

Utilizando-se de material impresso, recursos áudio-visual(TV, Vídeo e projetor), pesquisa em campo e via Internet, sobre o tema “Rochas Sedimentares”, foi dado um caráter sócio-cultural e biológico as atividades interdisciplinares realizadas nas disciplinas de Ciências,História e Geografia.
Cactus - Vegetação nativa do Lajedo
CANYON - TRILHA COM GRANDES PAREDÕES DE ROCHAS CALCÁRIAS 
 FIM DOS PAREDÕES ROCHOSOS - ALUNOS FAZEM ESCALADA PARA RETORNAR A PARTE SUPERIOR DO LAJEDO

NOVO PAINEL DE GRAVURAS É APRESENTADO A TURMA 
PAINEL DAS ARARAS - SÍMBOLO DO LAJEDO

 ARARAS, CENTOPÉIA E FOGUEIRA - SIMBOLOS REPRESENTATIVOS DEIXADOS PELOS POVOS ANTIGOS
Nesssa excursão de campo, in loco, os alunos puderam vivenciar na prática conceitos relacionados ao conteúdo estudado em sala de aula:
·        Identificaram a presença de minerais, como o óxido de ferro;
·        Reconheceram nos desenhos rupestres das cavernas, a presença dos povos antigos que viveram naquela região;
·        Observaram nas rochas, a presença de fósseis como conseqüência do desaparecimento de organismos que deixaram restos ou marcas nessas rochas;
·        Constataram na cidade, a exploração do calcário, como fonte de renda. 



 PAINEL COM GRAVURAS E MARCAS NAS ROCHAS, PROVAVELMENTE FEITAS COM OBJETOS PONTIAGUDOS, FABRICADOS A PARTIR DA PRÓPRIA ROCHA DE CALCÁRIO
        UMA NOVA PARADA - UMA NOVA SURPRESA - FORMAÇÃO ROCHOSA FORMADA HÁ MILHARES DE ANOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário