domingo, 24 de julho de 2011

ESCOLA JARQUES - FORMAÇÃO CONTINUADA

24/05/2011 

ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Inserir o uso da tecnologia no ambiente escolar. Este é um desafio que muitos educadores estão enfrentando, já que o uso das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTCIs) faz parte hoje do cotidiano da maioria dos jovens estudantes.
Através do Proinfo Integrado e em parceria com a Undime/PB, os professores da rede municipal de ensino da cidade de São Bento, iniciaram mais uma etapa do curso de formação continuada, na modalidade de ensino à distância (EAD). Nesta etapa da formação, o curso que está sendo oferecido é “ELABORAÇÃO DE PROJETOS”, cuja estrutura curricular é de 40h, com duração de oito semanas, constituída em três eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologias –, que se integram com a prática pedagógica através da realização das atividades propostas e do aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.
Após a conclusão das atividades do Eixo 1, os professores cursistas terão a oportunidade de elaborar e desenvolver junto com os seus alunos, um projeto pedagógico voltado para o uso das tecnologias existentes na escola.
Como aluno cursista, já fiz o esboço do meu projeto que será desenvolvido na Escola Municipal Dr. Jarques Lúcio da Silva, São Bento/PB. Veja a proposta de trabalho que estou desenvolvendo
PROJETO: O USO DE SOFTWARE NO ENSINO DA MATEMÁTICA
TEMA: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
UNIDADE DE ENSINO:
Esse projeto será realizado na Escola Municipal de Educação Infantil e do Ensino Fundamental Dr. Jarques Lúcio da Silva nas turmas de 6º Anos A e B do turno matutino e 8º Anos D e E  do turno vespertino.
JUSTIFICATIVA
A apresentação e o uso de software no ensino da matemática proporcionará aos alunos não só a sua inclusão na área digital, mas também levará os mesmos a fazer uso correto desses softwares na aplicação e contextualização de temas abordados e estudados  na disciplina de matemática
OBJETIVOS
GERAL:
  • Proporcionar a aprendizagem através do uso do computador, fazendo uso dos softwares e relacionando-os aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
 ESPECÍFICOS:
  • Desenvolver nos alunos a sua formação através do uso e manuseio dos recursos tecnológicos oferecidos pelo computador
  • Conhecer os softwares(Word; Excel; Br Office White) e seus recursos básicos.
  • Direcionar informações adequadas para a construção de tabelas e gráficos.
  • Preparar o aluno para o manuseio e uso correto desses softwares.
  • Proporcionar aos alunos, a oportunidade de aprendizagem desses softwares  no ensino da disciplina de Matemática.
DISCIPLINA E PROFESSOR RESPONSÁVEL
MATEMÁTICA
JOÃO SEVERINO DA SILVA FILHO
CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS
  • O COMPUTADOR;
  • GEOMETRIA
  • TABELAS;
  • GRÁFICOS;
 METODOLOGIA
      As atividades desenvolvidas neste projeto, serão realizadas conforme forem surgidos os assuntos e assim, serão eles relacionados ao uso dos softwares(Word;  Excel/ Br Office White).  As atividades serão desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2011, sendo que, para isso, haverá a realização, toda semana, de uma aula no laboratório de informática, com essas turmas.
Com atividades direcionadas à disciplina de Matemática, a metodologia de ensino neste projeto, visará:
  •  A FORMAÇÃO DE DUPLAS PARA O USO DOS COMPUTADORES NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
  • APRESENTAÇÃO DO SOFTWARE “PLANILHA ELETRÔNICA” ATRAVÉS DO USO DO PROJETOR
  •  DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A INSERÇÃO DE DADOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
  •  ORIENTAÇÕES SOBRE A INSERÇÃO DE BORDAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TABELAS
  •  ORIENTAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS QUE LEVARÃO OS ALUNOS A TRANSFORMAR ESSAS TABELAS EM GRÁFICOS
  •  MOSTRAR AOS ALUNOS, OS TIPOS DE GRÁFICOS USADO PELO SOFTWARE “PLANILHA ELETRÔNICA”
  •  SOLICITAÇÃO DE COMPRA PELOS ALUNOS DE MÍDIAS DE ARMAZENAMENTOS DE DADOS(CD, DVD, PEN DRIVE, CARTÃ ODE MEMÓRIA…ETC)
  •  CÓPIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS NESSAS MÍDIAS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS
CRONOGRAMA
Será estabelecido para o desenvolvimento desse projeto, uma semana. Nesse período, serão feitas as pesquisas sobre as dificuldades de cada disciplina. A sequência dos trabalhos será realizada no laboratório de informática, com discussão a cerca dos conteúdos e propostas, entre professores e alunos, para que juntos construam um saber significativo.
RECURSOS MATERIAIS
  • Data Show
  • Computador
  • Internet
  • Softwares
  • Materiais Didáticos;
  • Projetor De Slides;
  • Pendrives;
  • Câmera Fotográfica;
 AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
A  avaliação será continua. Observar-se-á as praticas do dia-a-dia dos alunos, mudanças de comportamento, interesse e participação nas atividades realizadas.
DIVULGAÇÃO / SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO REALIZADO
  • Blog da escola e do professor João Filho
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Elaboração de projetos: guia do cursista / Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Bianconccini de Almeida (organizadoras). – 1. Ed. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância. 2009. 174p.
Softwares:
  • BrOffice Calc
  • BrOffice Writer
  • Small blue sprinter



PROFESSOR CURSISTA APRESENTA PROJETO A TURMA E A TUTOR
Concluído o Eixo 1 do curso de formação continuada “Elaboração de Projeto” que vem sendo oferecido aos professores da Escola Municipal Dr. Jarques Lúcio  da Silva, chegou o momento desses professors cursistas apresentarem seus projetos que irão desenvolver em sala de aula com suas respectivas turmas.
O professor, aluno cursista, João Filho, da disciplina de Matemática, teve hoje a oportunidade de apresentar as suas turmas de 6º anos A e B, do turno matutino e também sob o acompanhamento do tutor Bernardino Carreiro, o projeto “O Uso de Software no Ensino da Matemática”. Através do uso e manuseio dos recursos tecnológicos oferecidos pelo computador, este projeto irá proporcionar a seus alunos não só a sua inclusão na área digital, mas também a oportunidade dos mesmos de fazerem uso correto de alguns softwares na aplicação e contextualização de temas abordados e estudados em sala de aula.
Com o uso do Data Show, o professor expôs para os alunos e também para o tutor, uma apresentação de slides onde enfatizou o objetivo e a importância do projeto dentro do contexto atual em que a Escola Municipal Dr. Jarques está vivendo: o desenvolvimento desse projeto é resultado das atividades propostas no curso de formação continuada que os professores da escola estão cursando.

Tutor Bernardino e as turmas dos 6º anos A e B 
atentos a apresentação do projeto
Após a exposição do projeto, o tutor, Bernardino Carreiro, fez uso da palavra, parabenizou o professor pelo trabalho apresentado e enfatizou a importância do projeto. Pediu participação de todos os alunos para que o projeto possa produzir uma aprendizagem mais eficiente no uso dessas novas tecnologias que serão lhes apresentados.

Após a apresentação do projeto - tutor Bernardino enfatiza a importância desse trabalho

Logo em seguida, o professor apresentou ao tutor,  a primeira atividade desenvolvida com os alunos: uma ficha de sondagem, questionário voltado para o levantamento de informações sobre o que seus alunos já sabem sobem o computador. De posse desses questionários, o professor João Filho irá fazer um levantamento sobre o que de imediato trará para os seus alunos no próximo encontro no Laboratório de Informática.

Teste de sondagem - alunos responderam aos questionamentos do teste

Nenhum comentário:

Postar um comentário