domingo, 24 de julho de 2011

ESCOLA DR. JARQUES - 1ª FEIRA DE CIÊNCIAS

28/11/2010 ( http://profjfilhojp.zip.net/)

A EVOLUÇÃO DOS NÚMEROS

AS CIVILIZAÇÕES E SUAS REPRESENTAÇÕES NUMÉRICAS

A Escola Municipal da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Dr. Jarques Lício da Silva, sob a direção do professor Bernardino Carreiro e equipe pedagógica, supervisores, Lidiane Quirino e Erivaldo Carneiro, promoveu nos dia 23 e 24 de novembro sua 1ª Feira de Ciências, com o tema "As invenções que mudaram a história da humanidade".

O professor Joao Filho, da disciplina de Matemática, juntamente com um grupo de 35 alunos, divididos em quatro equipes, formadas por alunos dos 8º Anos "B e C" e 9º Anos "A e B", do turno matutino, levaram aos visitantes da 1ª Feira de Ciências o subtema "A Evolução dos Números".
Este stand apresentou aos visitantes a história das civilizações egípcia, babilônica, romana, maia, chinesa, hebréia e grega.

Algumas das primeiras formas de contar foram utilizadas com as partes do corpo humano, sendo que em algums aldeias, os indivíduos chegavam a contar até o número 33.

A Civilização Egípcia
Há aproximadamente 6 000 anos, surgiu uma das principais civilizações da antiguidade: a civilização dos egípcios.
Eles criaram um dos primeiros sistemas de numeração. Os hieróglifos utilizados para a escrita dos números, ou seja, os numerais egípcios foram encontrados por volta de 3300 a.C. por arqueólogos. Eram gravados em monumentos de pedra ou folhas de papiro (folha de papel feita a partir de uma planta); tinham figuras da fauna e da flora do rio Nilo, pessoas de corpo humano e utensílios.
A representação dos primeiros nove números eram anotados pela repetição de traços verticais. Veja:


Para representar os números, os egípcios usavam sete símbolos, apresentados no quadro a seguir:


A Civilização Babilônica
Outro sistema de numereção muiito importante foi o da Babilônia, criado a aproximadamente 4 mil anos. Usava apenas dois símbolos organizando os objetos cotados em grupos de 60. Diz-se que essa é umaecrita de base 60.
A maneira como medimos o tempo tem origem nessa forma de contagem.


A Civilização Maia
A cerca de 1500 anos, a civilização Maia viveu em umaregião chamada Mesopotâmia, hoje América Central e parte do México, desenvolveu um sistema de numeração engenhoso e prático.
Os Maias usavam apenas três símbolos:

Os Maias faziam cotagem utilizando a base 20, os elementos eram agrupados de 20 em 20.
Para representar os números de 0 a 19, usavam como regra susbstituir cinco pontos por uma barra.
Veja como representavam os números de 1 a 10:


A Civilização Romana
Há aproximadamente 2 500 anos, desenvolveu-se na Península Itálica, onde fica hoje a Itália, a Civilização Romana.
Os romanos criaram um sistema de numeração utilizado na Europa praticamente até o século XIV. O Sistema de Numeração Romano espalhou-se por todo o Ocidente em consequência da expansão do Império Romano e a partir do século XV foi amplamente divulgado er utilizado.
Tal sistema não permite que sejam feitos cálculos, não se destinavam a fazer operações aritméticas , mas apenas representar quantidades.
Este sistema é utilizado até hoje em representações de séculos, capítulos de livros, mostradores de relógios antigos, nomes de reis e papas e outros tipos de representações oficiais em documento. Estas eram as primeiras formas de grafia dos algarismos romanos.
No sistema de numeração criado pelos romanos, sete letras maiúsculas do alfabeto latino são utilizadas para representar os números. Cada uma com um valor numérico:
Letra
I
V
X
L
C
D
M
Valor
1
5
10
50
100
500
1000
Leitura
Um
Cinco
Dez
Cinquenta
Cem
Quinhentos
Mil
O Sistema de Numeração Romano é um sistema decimal, ou seja , de base 10.
Veja fotos da exposição:







Nenhum comentário:

Postar um comentário