domingo, 24 de julho de 2011

ESCOLA MONSENHOR - EXCURSÃO DE CAMPO

20/11/2010( http://profjfilhojp.zip.net/)


MUSEU - HISTÓRIA VIVA DE UM POVO ANTIGO






A excursão de campo, realizada ao Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade, em Apodi, pela turma do 6º Ano "J", do turno noturno, da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, tinha no seu roteiro a visita ao Museu do Lajedo.


O museu foi criado em 1993, Pela Petrobrás e hoje o Sítio é considerado o 2º mais importante do Brasil. Hoje em dia é mantido pela Fundação Amigos do Lajedo de Soledade (FALS), o museu abriga alguns fósseis encontrados, além da história do sítio arqueológico. 
Painéis que contam a história do Lajedo e do Museu

Dependências internas do Museus com seus painéis contando a história do Sítio e do Museu
Turma do 6º ano "J" em visita ao Museu
Lojinha de artesanato - vendas de suvinir aos visitantes
Na década de 90, a Petrobras realizou uma parceria com a comunidade do Lajedo de Soledade para preservação desse sitio arqueológico, treinando guias-mirins, delimitando áreas, criando trilhas e construindo um centro de pesquisa e visitação.

No CAL (Centro de Atividade do Lajedo), os artesãos produzem peças em palhas e argila, camisetas com as inscrições rupestres para vender na lojinha do museu aos turistas que visitam o Lajedo.

O acervo do museu é composto por painéis fotográficos que contam a história do sítio, maquetes, fósseis de animais pré-históricos e utensílios de pedra usados pelos índios que habitavam a região.

Galeria de fósseis de animais primitivo
Fósseis do Tigre-dente-de-Sabre
Fósseis da Preguiça-Gigante
Pedras e utensilios produzidos artesanalmente utilizados pelos povos primitivos

Pedras de calcário retiradas do Lajedo de Soledade e expostas no Museu


História e mais cultura ao término da visita ao Museu

%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

20/11/2010(
http://profjfilhojp.zip.net/)

EXCURSÃO DE CAMPO - VISITA A BARRAGEM DE SANTA CRUZ
A excursão de campo realizada pelos professores das disciplinas de Ciências(João Filho), História(Mariquinha) e Geografia(Genival) da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel,contou também com a visita a Barragem de Santa Cruz, distante 18 km do centro de Apodi.

A barragem é o segundo maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, na bacia dos Rios Apodi e Mossoró. Possui capacidade de armazenamento de 600 milhões de metros cúbicos de água, o que atende a 27 Cidades da região.





Nenhum comentário:

Postar um comentário