domingo, 24 de julho de 2011

ESCOLA DR. JARQUES - 1ª FEIRA DE CIÊNCIAS

28/11/2010 ( http://profjfilhojp.zip.net/)

A EVOLUÇÃO DOS NÚMEROS
A ESCRITA GÓBAR-MAGREBI

O sistema gobar-magrebi, foi introduzido na Espanha pelos árabes. Admite-se que os algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 sejam originários desse sistema. Segundo obras e manuscritos anterior ao século XI, os algarismos foram criados pelos indus; os algarismo gobar são caracteres indus, modificados pelos árabes(Ali ibn al-Hussain afirma que os nove caracteres foram inventados pelos indus)

O zero aparece num manuscrito muçulmano do ano 873 e, na Índia, surgiu em 876.

O símbolo para o zero foi criado pleos indus no século VI e era inicialmente, representado por um ponto ou um pequeno círculo. ( o zero na linguagem falada shünya=vazio)

O documento latino mais antigo que se cohece, contendo algarismos indo-arábicos, é códice do ano 976(Manuscrito de Logrono, do MOsteiro de Albeldia).

Logo que os árabes se fixaram na Espanha, usaram dois sitemas de algarismos, um deles, o sistema hindi era de oriem hindu; o outro, chamado gobar(de pó, de areia) era usado nos ábacos de areia e a ele os árabes davam preferência.

Assim, os algarismos chamados arábicos(ou indo-arábicos) provém dos algarismos gobar e foram introduzido no Ocidente pelo monge e matemático francês Gerbert d'Aurillac.
Gerbert foi para a Espanha em 967 e, provavelmente, em 980 tomou conhecimednto dos algarismos gobar em Barcelona. Em 999 foi eleito Papa (com o nome de Silvestre II), época em quedeve ter adotado e divulgado aqueles algarismos.

Os algarismos gobar apresentaram grandes variações, porém, as formas que se fixaram foram:


De um Códice do ano 976

Século XII, forma de al-Hassar


Século XII

Nenhum comentário:

Postar um comentário