domingo, 24 de julho de 2011

ESCOLA JARQUES - PROJETO

CONCEITOS DE GEOMETRIA SÃO EXPLICADOS COM USO DE EMBALAGENS E USO DE SOFTWARE DE COMPUTADORES 

Após a conclusão das atividades do Eixo 1 do curso de formação continuada “ELABORAÇÃO DE PROJETOS” chegou o momento de cada professor cursista elaborar e desenvolver junto com os seus alunos, um projeto pedagógico voltado para o uso das tecnologias existentes na escola. 

Como professor cursista já comecei a desenvolver o meu projeto intitulado “O USO DE SOFTWARE NO ENSINO DA MATEMÁTICA”. Com atividades voltadas para conteúdos desenvolvidos em sala de aula, este projeto proporcionará aos alunos não só a sua inclusão digital, mas também levará os mesmos a fazer uso correto de alguns softwares que lhes serão apresentados na aplicação e contextualização de temas abordados e estudados na disciplina de matemática. 

Para introduzir o conteúdo “figuras Planas e Não-Planas, no estudo da Geometria, o professor da disciplina de Matemática, João Filho, pediu aos seus alunos que trouxessem embalagens de papelão para serem analisadas em sala de aula. 

De posse dessas embalagens os alunos dos 6º Anos A e B do turno matutino da Escola Municipal Dr. Jarques Lúcio da Silva, manipularam, observaram e analisaram as embalagens. Separaram-as conforme a utilização das mesmas, ou seja, se eram usadas em pé(sentido vertical) ou se eram usadas deitadas(sentido horisontal). conheceram conceitos relacionados ao estudo de figuras planas e não-planas. 



Na manipulação das mesmas, os alunos conheceram suas faces es uas arestas. Perceberam que a maioria das embalagens possuem faces retangulares ou quadradas e que as embalagens são formadas por seis faces e doze arestas. Com relação aàs faces, o professor explorou nas embalagens a idéia do seja um plano e uma superfície plana(figuras planas), aquelas que têm todos os pontos em um mesmo plano. Já com relação às arestas(encontro de duas faces), foi mostrado, a formação de uma reta. e o encontro dos vértices, foi apresentado o conceito de ponto. 


A construção das embalagens com suas faces e arestas fez com que os alunos definissem o conceito do que era uma figura não-plana – figuras geométricas em que nem todos os seus pontos estão em um mesmo plano. 

Após a assimilação desses conceitos, foi pedido aos alunos para manipular as embalagens de forma que as mesmas passassem a representar figuras planas. O professor aproveitou para explicar o conceito de planificações e pediu aos alunos para observarem que as embalagens são construídas a partir de figuras planas. 

Foi solicitado aos alunos que montassem cartazes mostrando as embalagens planificadas e identificando suas faces e arestas. 

Ainda com relação ao conceitos de figuras planas foi solicitados aos alunos uma atividade extra-classe na qual os mesmos iriam construir com a ajuda de seus pais a planta baixa de suas casas. 

A próxima fase da atividade como complementação do conhecimento, será realizada no Laboratório de Informática, fazendo uso das teconologias exitentes na escola, nesta fase da atividade, os alunos serão apresentados ao ambiente Linux, onde conhecerão o software “small blue printer”. 

Através deste software, eles irão reproduzir neste ambiente as plantas baixas de suas respectivas casas, como também visualizar a mesma em 3D. 
Ambiente de trabalho do software small blue printer 
Representação de uma planta baixa de uma casa 
Representação de uma planta de uma casa em 3D 










Nenhum comentário:

Postar um comentário