domingo, 24 de julho de 2011

ESCOLA DR. JARQUES - PROJETO


30/05/2011 ( http://profjfilhojp.zip.net/ )
PROJETO: O USO DE SOFTWARE NO ENSINO DA MATEMÁTICA
GRÁFICO DE BARRAS OU DE COLUNAS

No mundo atual, as pessoas passarem a ter informações através das mais variadas fontes: revistas, jornais, rádio, TV, celular e internet.

Em muitas situações, a forma adotada para a transmissão é através da coleta e organização das informações. As tabelas e gráficos são muitos usados para facilitar o entendimento de determinados assuntos.

Recurso inicialmente muito usado no meio cientifico, como forma de visualizar dados, permitindo a análise e observação de informações, os gráficos são muito usados por esses meios de comunicação que necessitam de um modo rápido e dinâmico de passar informações de forma sintetizada os resultados de um trabalho ou de registrar uma pesquisa de opinião.

A Estatística é o ramo da Matemática que fornece métodos para coleta, organização e análise de informações, a fim de tirar conclusões. Da coleta de informações até sua análise, há algumas fases que devem ser seguidas.

Os alunos dos 6º Anos “A e B”, do turno matutino, da Escola Municipal Dr. Jarques Lúcio da Silva, sob a orientação do Professor da disciplina de Matemática, João Filho, realizarem uma atividade , usando papel quadriculado, atividade essa, voltada para a produção de tabelas e gráficos, no caso específico, o gráfico de barras, mais conhecido como de colunas.



Após abordagem do conteúdo em sala de aula, a turma foi dividida em grupos de 05(cinco) alunos que receberam um questionário contendo perguntas relacionadas à altura, idade, peso, sexo e n° de calçados. De posse desse questionário, os alunos passaram a realizar uma coleta de dados junto às outras equipes. Após o levantamento desses dados, em cada equipe, cada aluno escolheu uma das informações coletadas e realizaram a organização das informações em uma tabela.



O passo seguinte, sob a orientação do professor, foi feita a distribuição a cada aluno de uma folha de papel quadriculado, onde na oportunidade, o professor explicou sobre como essas informações deveriam ser inseridas na folha quadriculada em forma de gráfico de barras. Explicou sobre a construção dos eixos horizontal e vertical, local onde receberia as informações e como as mesmas, deveriam ser colocadas. Aproveitou para explicar sobre o espaçamento usado no papel quadriculado(possibilita a ampliação ou redução das barras ou colunas de cada gráfico), uma vez que cada informação coletada se diferenciava uma das outras e, assim, a representação gráfica de cada aluno teria uma representação diferente. 


A próxima fase da atividade como complementação do conhecimento, será realizada no Laboratório de Informática, onde está sendo desenvolvido o projeto "O Uso de Software no Ensino da Matemática". projeto que visa a inclusão desses alunos no mundo digital através do uso das tecnologias existentes no ambiente escolar.
 Alunos exibem seus gráficos de barras(colunas) - 6º Ano A e B
Nesta fase da atividade, os alunos serão apresentados ao ambiente Linux, onde conhecerão o software “Br Oficce Calc”. Com este software, eles irão reproduzir neste ambiente de trabalho o gráfico de barras(ou de colunas) que foi produzido em sala de aula. Esta atividade levará os mesmos a fazer uso correto desse software na aplicação e contextualização de temas abordados na disciplina de Matemática.http://www.slideshare.net/claitok/br-office-calc


Gráficos produzidos através do uso de papel quadriculado
LINK PARA CONHECER MELHOR O SOFTWARE BR OFFICE CALC:

Nenhum comentário:

Postar um comentário